Não é incomum fotógrafos desenvolverem projetos no estilo antes e depois. A mesma pessoa retratada na infância e na idade adulta. Imigrantes antes e depois de mudarem de país. Soldados antes e depois da guerra, e por aí vai. Os resultados são os mais variados, claro. Impactantes, fotos, caricatos...
Um desses trabalhos, no entanto, embora não seja exatamente original me chamou a atenção. Intitulado 141 Boxers, a série do dinamarquês Nicolai Howalt retrata 141 adolescentes, lutadores de boxe amadores, antes e depois de sua primeira luta num ring.
As fotos são extremamente simples e desprovidas de qualquer elemento (iluminação, cenografia) que agregue a elas outro drama além do impresso nos rostos dos meninos retratados.
Só a crueza de olhares, cabelos desalinhados, arranhões e gotas de suor e sangue, que nos levam a um jogo mental de tentar imaginar o que se passou neste ring que não vemos, nessa luta da qual não sabemos quem ganhou ou perdeu, quem lutou bem ou mal.
Para mim, possivelmente o impacto se dá por considerar o boxe algo violento demais para que meninos tão jovens, praticamente crianças, estejam envolvidos. Mas é, claro, uma sensação muito pessoal, até mesmo ingênua, da qual certamente muitos não irão compartilhar.
Selecionei apenas algumas imagens da extensa série, mas vale o click no site de Howalt para conferir os demais garotos.
Comentários