Pular para o conteúdo principal

Todas as Coisas do Mundo que eu Queria Comprar


Já pararam para pensar na quantidade absurda de coisas que você já quis, quer e ainda vai querer nesta vida? Não me refiro a coisas subjetivas ou intangíveis, tipo amor, felicidade, paz... Não, me refiro a coisas materiais, em estado sólido, líquido ou gasoso, coisas que se pode tocar, cheirar, ver e, o verbo mais importante aqui, comprar. Desde adolescente conclui que, a grosso modo, as pessoas vivem basicamente para comprar e vender .
Maria acorda cedo todos os dias para trabalhar. Trabalhar para quê? Para ganhar dinheiro. Ganhar dinheiro para quê? Para consumir. Consumir o quê? Tudo, ué! Roupas, comida, comunicação, energia, educação... Na loja em que maria compra seu casaco, no mercado em que compra seu molho de tomate, na empresa de telefonia, na concessionária de luz, na escola de seu filho pessoas, como Maria, acordam cedo todos os dias para irem trabalhar, trabalhar para que Maria consuma e para que, eles próprios, assim como a Mary, possam também consumir.

Claro que isto é uma simplificação, as pessoas (uns 05%, 10% da população mundial?) trabalham por e com prazer, para obter realização pessoal, mas este post trata só de coisas palpáveis e materiais, lembram?
E em meio a esta roda viva, para que o mundo continue girando sabe-se lá para aonde, desde pequenos, a gente tem necessidade e/ou vontade de consumir quantas coisas por dia? Ao final de nossa vida quanto cada cidadão consumiu em kilos, litros, metros ou cifrões? Deixo este cálculo para um pesquisador em Harvard ou Yale. Aqui no meu blog, farei um simples e modesta experiência pessoal: tentar mensurar o que eu, apenas uma garota latino-americana, tenho vontade de comprar todos os dias e temo que, ao final de - vamos colocar um prazo - 6 meses, chegarei a um número estratosférico, daqueles de fazerem os ambienetalistas terem certeza de que a Terra não vai mesmo dar conta...
Vamos então as diretrizes do meu estudo. Todas as coisas que eu gostaria de comprar e suas implicações econômicas, sociais, afetivas e ambientais. Hmm Feio, né? Pensemos em algo mais simples:

Todas as Coisas do Mundo que eu Queria Comprar.

1) Tomarei notas, por um período de 6 meses, de todas as coisas que eu consumi e/ou tive desejo de consumir durante as 24h do meu dia.

2) Ao final do dia, relatarei aqui no blog as Estatísticas Consumistas do Dia em duas listas. Lista 01, coisas que eu efetivamente comprei e lista 02, coisas que eu teria comprado de tivesse dinheiro e/ou tempo para tal.
*Ressalva: pode ser que não consiga postar todos os dias, pode ser a cada dois, ou até três, afinal infelizmente não recebo, para este relevante estudo, verbas da iniciativa pública ou privada, de modos que tenho que fazer minha correria por aí, ok, Brasil?!

3) Por tratar-se de um estudo livre, que tem por objetivo mensurar desejos e não apenas realizações efetivas a Lista 02 poderá ser, muitas vezes, um tanto quanto absurda, megalomaníaca e surreal.

4) Ao final do período acima mencionado espero compartilhar aqui com vocês um retrato de mim mesma pelas lentes dos meus desejos de consumo. Quanto dinheiro seria necessário? Há um padrão nas coisas que eu desejo? Tudo o que eu quero, teria, realmente espaço na minha vida? Quanto lixo eu produziria? Haveria sacola pra carregar tanta coisa? Lugar para guardar? Saco pra me aturar?!! Gente, já tá me dando até medinho...rsrs

5) Observações serão aceitas e bem vindas, assim como doações para minha pesquisa. Quem ajuda a ciência contribui para o progresso da humanidade! rs

Agora, se me dão licença, devo partir vou aproveitar para passsar na papelaria e comprar um bloquinho de anotações ex-clu-si-vo para as notas da minha pesquisa. Que será, portanto, o primeiro item do grandiosos projeto TCMQC!

Nobel, aí vou eu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chapéus de Verão

Oi inúmeros! Passando rapidamente por aqui só para dar uma diquinha para este clima Saara que estamos vivendo, sobretudo se você estiver na praia e, mais ainda, se estiver tentando imprimir algum glamour ao suadouro...rs Estes chapéus super fofos da Ovini Objetos que podem ser usados de ambos os lados ajudando a diversificar o look. Cliquem e confiram! www.ovniobjetos.com.br

Pingos nos is.

Quando eu começei este blog há uns 3 anos, com outro nome inclusive, eu não tinha qualquer pretensão a não ser a de criar um espaço para escrever as coisas que me viessem à telha ,todas aquelas coisas que, de um modo geral, a gente não tem muita oportunidade de conversar com ninguém no dia-a-dia, assim, na pausa para o cafezinho, digamos. Com o passar do tempo, por conta de necessidades profissionais, fui fazendo algumas alterações por aqui, a começar pelo nome. Os posts deixaram de ser tão autobiográficos e passaram a tratar mais de moda, estilo, enfim, sempre com um viés mais comportamental, afinal, esta "essência" fiz questão de manter. Reuni os posts antigos sob a tag "egotrip alucinada" e o Lu Looker ficou sério. Ocorre que, se antes eu partia da premissa de que ninguém iria ler minhas bobagens mesmo, e sendo assim, não havia qualquer pressão, a partir do momento em que o foco mudou veio também a necessidade de manter o blog sempre atualizado, interessante, rel...

Mamãe eu acho que estou ligeiramente obcecada...

Olá inúmeros! Tenho estado bastante ausente daqui por dois motivos principais: falta de tempo (correria master no trabalho) e uma ligeira inflmação no ombro, que têm me  forçado  a maneirar um pouco  com  o computador nas horas vagas. Mas, nem por isso, deixo de passar por aqui hoje - neste infernalmente quente feriado de aniversário da cidade de São Paulo - para compartilhar com vocês um dos saudosos posts "Egotrip Alucinada". So... here we go! Com vocês, minhas obsessões físico/estilísticas atuais, potencializadas dez vezes  nesta semana de TPM má-xi-ma! 1) Dentes ultra brancos :  Está decidido, não dou mais um passo nesta vida sem um clareamento super-mega power nos dentes. Cheguei a conclusão que eles estão amarelos como os de um fumante, sendo que eu nunca fumei, logo, tenho apenas sorrido no estilo Monalisa, o que é meio cansativo. 2) Cabelos ultra loiros: É isso, contrariando a mim mesma, ando com uma vontade alucinada de adotar um look "blondon" tot...