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Os Caras - Entrevista com Rony Meisler da Reserva.

Olá inúmeros!

Hoje vou postar aqui para vocês mais uma entrevista da série Os Caras e, desta vez, quem bate um papo rápido conosco é Rony Meisler um dos fundadores da Reserva.

A Reserva é uma marca carioca que faz um casualwear masculino dos mais bacanas e descolados e por isso é, atualmente, uma das marcas mais “in” deste segmento.

Até você que pensa que não conhece a marca , muito provavelmente já notou as t-shirts, pólos e blusas com um “passarinho” que o apresentador Luciano Huck não cansa de usar em seu programa. O tal pássaro é um pica-pau, mascote/logo da Reserva e Luciano é um dos muitos “it boys” adeptos desta moda descontraída e moderna proposta por eles.

Fundada por Diogo Mariani e Fernando Sigal, além de Rony - todos egressos de áreas não relacionadas à moda – a Reserva já integrou o line up do Fashion Rio e, atualmente, lança suas coleções na SPFW. Possui 09 lojas próprias além de ser comercializada em mais de 400 multimarcas em todo o país. Acabam de inaugurar ,no Rio de Janeiro, a pirmeira loja Reserva Mini, voltada para os pequenos.

Confiram o papo.

Beijos.

Lu

Rony Meisler - Sócio proprietário da Reserva

Lu Looker - Quando fundou a Reserva, com mais dois amigos, todos vinham de outros setores e ninguém havia trabalhado anteriormente com moda. Vocês mesmos desenvolveram os primeiros modelos? Como foi o desafio de, sem qualquer experiência, tirar as idéias do papel e transformá-las em roupas na arara?

Rony - A Reserva nunca foi uma marca de roupas. Sempre foi o que a gente acredita para a vida materializado em produto.

Foi, e continua sendo até hoje, uma puta diversão. Não entendo bulhufas de moda, nem muito menos de corte e costura. Estou mais interessado em inventar o futuro e transformá-lo numa roupa que eu amo usar.

Começamos errando pacas, produto de quinta, fornecedores mal intencionados. E a coisa foi evoluindo... Seguimos nos divertindo e aprendendo sempre.


Imagem do catálogo Verão 2011

Lu Looker - No site da marca, ao invés de um texto institucional padrão, vocês tem uma espécie de “manifesto” do modo Reserva de ser, de onde veio a idéia?

Rony - A Reserva não é uma marca de roupas, a Reserva somos nós. E essa é a nossa verdade.

Lu Looker - O público masculino é menos escravo das tendências de moda, dá para criar mais?

Rony - High Fashion masculino não se traduz para português. O homem brasileiro é básico. Me recuso a inovar fazendo roupas para astronautas, seria muito fácil. O desafio da Reserva é reinventar o básico.

Lu Looker - De alguns anos para cá, houve uma espécie de boom de marcas cariocas, que passaram a fazer muito sucesso em todo o país. A Reserva praticamente nasceu neste período, você acredita que – de alguma forma – esta “Rio mania” favoreceu a marca?

Rony - Eu costumo citar muito uma frase do Tiger Woods: "Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho". O sucesso, em qualquer negócio, vem do movimento, do tesão e da vontade de fazer melhor. Este circulo virtuoso, sem a menor dúvida, faz a alma do produto. A Reserva nasceu e cresceu como cresceu porque somos completamente apaixonados por ela e porque trabalhamos enlouquecidamente para fazê-la acontecer.

Lu Looker - O pica-pau mascote/logo da Reserva tornou-se um símbolo fortíssimo de identificação da marca. Por que você acredita que este bichinho topetudo atraiu tanta simpatia do consumidor? rsrs

Rony - Carisma ou se tem ou não se tem :) !

Imagem do desfile Reserva na SPFW, Verão 2011.

Imagem do catálogo Verão 2011, no boné, o famoso pássaro da Reserva.

Lu Looker - Com o crescimento da empresa - e todas as implicações que isto acarreta – ficou difícil conciliar o lado criativo e o lado administrador? No dia-a-dia como vocês fazem para manter a equipe na “vibe” Reserva que vocês tentam transmitir ao público? Com tudo isso, ainda dá tempo pra pegar onda?!

Rony - Nunca peguei onda na vida hehehe. * (*Desculpe Rony, eu é que viajei, rsrs)

Graças a Deus errei de profissão. Sou Engenheiro de Produção formado pela PUC-RIO. Graças a Deus também não viemos do mercado de moda. A moda no Brasil começa neste momento a se profissionalizar, a Reserva já nasceu profissional, a Reserva sempre teve o tamanho do seu sonho, que é GIGANTE. Nunca tivemos os péssimos vícios que este mercado possui como cultura.

Com relação às pessoas temos uma frase que é dita para todas, quando contratadas pelo RH: "Não somos uma empresa que vende roupas para pessoas, somos uma empresa de pessoas que vendem roupas". A Reserva é muito maior do que eu e meus sócios. Ela é um liquidificador de tesão que se materializa em produto.

Lu Looker - O retorno do consumidor final sobre as coleções é importante para o desenvolvimento de qualquer marca. Como vocês ouvem seu cliente? As redes sociais já têm relevância nesta comunicação?

Rony - Citando Henri Ford: " Se eu fosse perguntar para as pessoas o que elas queriam teria feito uma fábrica de cavalos. ". Por aqui fazemos o que temos vontade, o que acreditamos.

Não acreditamos em pesquisa de mercado, ela só diz o que você quer ouvir.

A venda nunca foi a causa e sim a consequência. Estamos aqui 100% para sermos felizes, para viver a vida que pretendemos viver.

Lu Looker - Ao entrar numa loja Reserva, você espera que o cliente sinta-se...

Rony - Em casa.


Loja Reserva do Shopping Iguatemi, São Paulo.

Imagens do catálogo Verão 2011 - Reserva Mini, pimpolhos super descolados.


Lu Looker - Vocês acabam de inaugurar a loja da Reserva Mini, voltada ao público infantil. Podemos esperar que venha a “mulher Reserva” por aí?

Rony - Nunca diga nunca.

Lu Looker - No seu guarda-roupa, além de Reserva a gente encontra?

Rony - Nada.

Lu Looker - E no seu IPod a gente ouve? Rs

Rony - Música para mim é momento de vida. Estou numa fase Reserva Mini. Tenho ouvido o set que meu amigo Jackson Araújo fez para a loja com os clássicos da década de 80 e 90, quando fomos crianças e adolecentes. Michael, Madonna, Barão vermelho, Cazuza, Paralamas, Titãs.


Quer saber mais sobra a Reserva?

www.usereserva.com.br


Imagens: Site Reserva; Blog Reserva.

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