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Os Caras - Entrevista José Eduardo de Souza Aranha, da marca Zapalla.




Olá inúmeros! A primeira entrevista de 2011 é com José Eduardo de Souza Aranha, diretor de marketing da Zapälla, que conversa com a gente sobre a história e os projetos da  marca e também nos conta um pouco sobre seu estilo. Espero que curtam!



Imagem do catálogo Verão 2011 Zapälla

A Zapälla nasceu em São Paulo, no ano de 2005, pelas mãos dos amigos José Eduardo de Souza Aranha, Mario Velloso e João Gaspar Martins bastos. Juntos, decidiram investir numa marca para fazer as roupas descoladas, porém elegantes, que eles – e tantos outros – curtiam usar, mas tinham  dificuldade em encontrar no mercado brasileiro.
Não demorou para que as roupas (umas poucas camisetas no início) começassem a fazer a cabeça de garotos paulistanos de bom gosto e, a partir daí, o negócio foi se aprimorando e crescendo.
Cheia de referências de música, arte, viagens e sob o conceito Unleash your Style  a Zapälla chega a 2011 com 03 lojas próprias na capital e uma em Campinas, além de ser comercializada em multimarcas de diversas cidades brasileiras.


Lu Looker - Na última década, a moda masculina do Brasil ganhou um destaque que não se via antes. Muito deste sucesso se deve ao surgimento de marcas com o conceito de "caras normais fazendo moda para caras normais", como é o caso da Zapalla.  Ou seja, o guarda roupa masculino não precisa ser high fashion, mas também não tem que ser monótono. Como você enxerga isto?

José Eduardo - Acho que a moda masculina tem ganho destaque e crescido no Brasil, pois o homem de hoje é cada vez mais antenado e exigente. Novas marcas surgiram e vem surgindo pois esse novo homem vinha procurando por uma moda diferente do que já existia. Sempre tivemos marcas e roupas legais por aqui, mas com certeza havia muito espaço para coisa nova, com identidade diferente. E esse cara exigente e antenado, que antes era minoria,e que hoje observo que está se multiplicando por aí com extrema rapidez, foge como o diabo foge da cruz das palavras “high fashion” e “monótono”! Ele está inserido em um meio diferente desses dois!




Lu Looker -  É clichê, mas não dá pra fugir...rs. Qual a origem do nome Zapälla e proque uma llama como logo/mascote?

José Eduardo - Essa é uma história engraçada... Eu e meus sócios estávamos com todo o nosso projeto pronto, só faltava o nome para enfim lançarmos a nossa marca e foi, justamente, a parte que deu mais trabalho, tempo e briga para se resolver hehehe! 
Cada um queria uma coisa e criticava a idéia do outro. A única coisa que todos nós queríamos era que a marca tivesse um nome próprio, forte e bacana, além de fácil pronúncia. Em uma de nossas reuniões de brainstorm, nos lembramos de uma viagem que tinhamos feito junto com outros amigos para a Patagônia, onde fizemos uma passagem rápida, porém memorável, pela cidade de Zapala, na Argentina. Tava aí o nome! Só demos um reestilizada na escrita (se não o Mario não iria sossegar!) e fechamos com Zapälla. Por fim, a Lhama é o animal característico dessa cidade e dos Andes em si, além de nos representar bem, por ser um animal bem diferente e simpático, justamente o que pretendemos transmitir aos nossos clientes com nossos produtos!


Imagem do catálogo Verão 2011 Zapälla



Lu Looker - Vocês, contrariando uma prática comum das marcas de moda ,  não adotam uma tema específico para desenvolver as coleções da Zapälla.  Porquê, isso é "frescura' de estilista? Rs

José Eduardo - Costumamos criar nossas coleções a partir do que vemos em nosso dia-a-dia. Nas ruas, nos lugares, na noite... Queremos que nossas lojas estejam sempre recheadas do que é atual e bacana, ou seja, roupas diferentes (que não sejam a mesmice de sempre) porém usáveis! Não queremos fazer nada muito louco, fora do comum, nossa proposta é fazer o que o homem bacana usa, com um toque da nossa personalidade, o que dá a cara da Zapälla a cada peça. Realmente não costumamos desenvolver as coleções seguindo temas específicos, apesar de que a cada coleção temos influências diferentes em relação a música, cinema, arte e etc, sempre dependendo do momento.
Mas também não vemos o fato da maioria dos estilistas adotarem temas específicos para suas coleções como “frescura”... Acho que cada um tem sua metodologia de trabalho e o que vale é o resultado final, ou seja, as vendas hehehe. Quem vai dizer se o trabalho foi bom, independente de qual caminho foi percorrido até a peça chegar na arara, são os clientes finais! E graças a Deus, até agora, estamos tendo boas respostas!


Imagem do catálogo Verão 2011 Zapälla

Lu Looker -  Em princípio, Mario cuida da parte de estilo/criação, você é o responsável pelo marketing da marca e João Gaspar é o administrador da empresa. Como é, no dia a dia, esta simbiose? Até que ponto cada um interfere  nas outras áreas?

José Eduardo - Você começou a pergunta perfeitamente: “Em princípio...” hehe. Nós 3 confiamos bastante uns nos outros e sabemos bem quais os pontos fortes de cada um, por isso respeitamos muito o trabalho que cada um exerce na sua área. Mas apesar de termos essas areas de atuação definidas, posso dizer que os 3 sócios estão sempre a par do que cada área está fazendo. 
Entre outras 1001 atividades, acompanho e participo de todo o processo de criação das peças e estou sempre por dentro de tudo que se passa no administrativo. Assim como o Mario e João estão sempre trazendo idéias e sugestões relacionadas ao nosso marketing e etc. Aqui, pitacos são sempre bem vindos! Somos 3 cabeças diferentes, mas que se respeitam e se admiram. E claro, o objetivo é o mesmo: fazer a Zapälla crescer, crescer e crescer! Acredito que conseguimos transmitir esse mesmo espírito a nossa equipe!


Imagem do catálogo Verão 2011 Zapälla




Lu Looker - Cinco anos após o nascimento da marca, o "homem Zapalla" é o mesmo que vocês idealizaram lá atrás ou seus consumidores, de alguma forma, os surpreenderam, fizeram com que incorporassem novos elementos à marca?

José Eduardo - Estamos em constante aprendizado! Somos fanáticos por empreender e aprender! O DNA da Zapälla será sempre o mesmo, porém estaremos constantemente vivendo pequenas mudanças e reinvenções, sempre fazendo coisas novas e bacanas! Quando começamos, tínhamos os mesmos ideais e idéias, a mesma pegada, as mesmas vontades e os mesmos sonhos que temos hoje, mas posso dizer que somos uma empresa bem diferente do que éramos no começo... Assim como nossa empresa, o “homem Zapälla” continua sendo o mesmo, porém cada vez mais experiente em termos de vivências e histórias incríveis para contar e por isso ele vai se transformando aos poucos... Eu diria que ele vai se “lapidando” cada vez mais!
Como você mesma disse, isso acontece porque, dentre outras razões, nós somos surpreendidos a todo momento, seja por funcionários, seja por novos estalos que temos ou seja por nossos próprios clientes! O surgimento da Lhama é um reflexo disso! Fomos surpreendidos pelo desejo de nossos clientes!




Imagem do catálogo Verão 2011 Zapälla



Lu Looker - Com quatro lojas próprias (03 na capital paulista e 01 em Campinas) e presente em quase todos os estados do Brasil, em multimarcas, quais são os planos da Zapälla para os próximos anos?

José Eduardo - Como dito anteriormente, queremos crescer, crescer e crescer! Mas queremos que esse crescimento aconteça de forma saudável, com um passo de cada vez! Não temos pressa, preferimos caprichar nas preliminares, o sexo tântrico, ao invés da rapidinha e da ejaculção precoce hehehe. Apesar de toda a trabalheira que temos e de toda a dificuldade (e QUE dificuldade!!! PQP!!!) que o mercado nos impõe, sabemos que temos uma jóia em nossas mãos e curtimos ao máximo cada minuto que vivemos e ainda vamos viver fazendo nosso bolo crescer.
Graças a Deus estamos tendo resultados cada vez mais incríveis, o que está nos levando a um crescimento sólido, constante e de certa forma veloz. 2011 vem com tudo para a Zapälla... E vem mais inauguração de loja por aí! Aguardem novidades!



Lu Looker - Na sua opinião qual o maior "crime" de estilo que um cidadão pode cometer? Rs

José Eduardo - Eu diria que é se vestir em desacordo com seu estilo próprio! Cada um deve se conhecer e saber o que cai bem e o que não cai, independente de modismos. Mas não diria “crime” de estilo, acho isso um pouco forte... Somos um país com liberdade de expressão, então acho que desde que não cause mal estar aos demais (sair por aí pelado por exemplo hehe),cada um deve se vestir como quiser! Dessa forma as ruas ficam mais interessantes!




Imagem do catálogo Verão 2011 Zapälla



Lu Looker - Um pouco do estilo José Eduardo... 

José Eduardo - Trabalho duro, anteninhas sempre ligadas e alertas para novidades e oportunidades, humildade pra aprender e muita, mas muita risada o tempo todo!  Bom humor 24 horas! Quanto ao estilo de visual, acho que a Zapälla reflete tanto meu estilo quanto o dos meus sócios!



Lu - No se guarda roupa (além de Zapalla) a gente encontra...

José Eduardo - Hummm, difícil encontrar outra coisa hein... Mas acho que além de alguns poucos ternos e roupas mais sociais (que hoje faço com alfaiate já que não fazemos... Pelo menos ainda!), também se encontram roupas de esportes que eu pratico, como botas de montaria e alguns kimonos. De resto é tudo Zapälla! Até as calças brancas para jogar polo! Para falar a verdade, beeem no fundão do armário e das gavetas ainda se acha um monte de peças velhas que eu não uso mais e preciso me livrar. Tento fazer isso há 5 anos...

Lu Looker - No seu Ipod a gente ouve...
 
José Eduardo - Um pouco de tudo, dependendo da ocasião! A Zapälla é movida a música! A música inspira toda a nossa equipe e se faz presente em todas as nossas coleções! Graças ao Mario, que é uma biblioteca musical ambulante, tenho ouvido muito indie rock, umas bandas novas incríveis! Mas confesso que apesar de estar cada hora curtindo uma banda ou artista diferente, a Dave Matthews Band continua sendo a minha banda preferida!



Lu Looker - Na sua estante a gente lê...
 
José Eduardo - Muita revista!!! Sobre tudo que você imaginar, todos os assuntos possíveis!!! Atualidades, economia, esportes, lifestyle... Não durmo sem antes ler pelo menos uma meia hora! Além de gostar bastante,acho bem importante estar sempre informado!


Imagem do catálogo Verão 2011 Zapälla




Lu Looker - Prefere arrumar as malas para...

José Eduardo - Viajar! Independente do lugar! Se puder ser algum lugar novo, melhor ainda! Viajar é o que mais gosto de fazer e o que mais me relaxa e abre a minha cabeça.

Confiram o Making Off do catálogo Verão 2011 da Zapälla:


Valeu José Eduardo, sucesso para vocês em 2011.


Quer acompanhar as novidades da Zapalla?

Site: www.zapalla.com.br
Twitter: @zapalla 
Facebook: http://www.facebook.com/home.php#!/zapallasp?v=wall


 

Comentários

Bruno Höera disse…
uma das minhas marcas preferidas!

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