A semana de moda de São Paulo teve sua 15° edição marcada não apenas pelo que se viu nas passarelas, mas também por tudo o que rolou fora delas, claro.
Uma das grandes 'polêmicas' foi a supervalorização de blogueiras de moda que ganharam convites para as filas A das principais marcas e tiveram acesso a camarins e entrevistas com estilistas, modelos, enfim uma espécie de "free pass" para tudo o que de mais importante aconteceu no evento. Todos estes privilégios teriam causado um certo mal-estar com jornalistas e profissionais de moda com mais tesmpo de estrada que, ao contrário destas moças, não gozaram de tantos mimos e privilégios para sua cobertura da SPFW.Defensores e detratores de ambas as partes promoveram discussões em sites, blogs (claro) e até na imprensa escrita: é justo? não é? blogueiras são,afinal, imprensa? não são?
Eu, honestamente, entendo o lado dos jornalistas: não é fácil de engolir você, profissional ccom 20 anos de fashion nas costas, de uma hora para outra, ser arremessado para a fila J do desfile para que uma fulana que, até ontem, era só mais uma garota que gostava de moda ocupe o seu lugar. É inegável porém que, nos EUA e na Europa, os blogueiros já são altamente influentes e também recebem mimos de marcas e estilistas, isto iria ocorrer por aqui também...
Jornalista ou blogueiro, o critério deveria ser apenas o de relevância de conteúdo, ou seja, jornalistas bons, veículos bons, blogueiros bons terem lá seus privilégios... Mas não necessariamente é o que acontece. Deixemos o romantismo de lado, moda é mercado, negócio, money. Não importa se o blog de fulano ou cicrana consiste em postar somente seu look do dia, se ele tiver zilhões de acessos , qualquer marca em sã conciência vai ver, ali, uma oportunidade de negócio. Ao contrário, se o jornalista ou blogueiro em questão é um aficcionado, estudioso, se aprofunda nas questões que envolvem a criação, a forma, o conceito mas seu blog ou veículo é meio caidinho, não tem conversa: fila Z pra você, meu filho!
No meio da generalização jornalistas x blogueiras há que se separar o joio do trigo de parte à parte e aprenderem, ambos os lados, a dançarem conforme a música.
Opinião isenta de uma blogueira que não se enquadra em nenhuma das categorias supracitadas! rsrsr
Aliás, blogueira já tá ficando um termo meio pejorativo, vamos tratar de inventar outra palavra. Blogueira vai ser o novo modelo & atriz, logo, logo...rsrs
Comentários
É a segunda vez que passo aqui, exatamente neste post. Da primeira, foi só pela leitura. Agora, é para coletar material para po meu TCC! Talvez você quisesse saber que vou fazer sobre blogueiras X jornalistas nas semanas de moda e você tem culpa nessa decisão :)
Beijos e obrigada!!