Hoje, 12 de outubro, comemora-se o Dia das Crianças. Data comercial ou não, fato é que, de um modo geral, todos temos um carinho especial por esse dia. Talvez seja porque a infância - além de fazer parte da vida de absolutamente todos que nascem em cima dessa Terra -costuma ter, para os que já saíram dela, uma certa aura de "lugar sagrado" para aonde gostaríamos de voltar quando a vida adulta parece pesada demais.
Daí que, no dia de hoje, ficamos todos um pouco nostálgicos da própria infância. Quem tem filhos, obviamente, se emociona por ver a criança que foi rediviva, ali, naquele outro ser. Quem não os tem, relembra seus tempos de pequeno. Coloca no perfil do Facebook uma fotinho de si mesmo desdentado, brincando na areia da praia, apagando as velinhas de um bolo de aniversário num look vintage, fazendo arte com a mangueira no quintal, arrumadinho no uniforme da escola ou outra situação da época em que não havia contas pra pagar...
Eu, definitivamente, não faço parto do clube dos que morrem dos tempos de infância. Sinceramente, me sinto bem mais confortável na minha pessoa hoje do que quando era pequena. Fui uma criança bem problemática, tímida, assustada...Xiii, melhor nem continuar. Mas é claro que o fato de ser um livro quase em branco, com a sensação de ter a eternidade pela frente para escrever ali, nas páginas da nossa vida, a história que quisermos é uma dádiva da infância que, ao longo dos anos vamos perdendo e, às vezes, faz uma baita falta!
Acredito que, acima de tudo, é essa sensação que devemos lutar para manter. Quando se fala em "conservar a criança dentro de nós" , para mim, é disso que se trata. Não de rir o tempo todo, nem de agir como se nada tivesse consequência, nem de fazer a toalha de capa e achar que pode sair voando pela janela no sentido literal do negócio.
Não que seja fácil, o mundo dos adultos costuma querer colocar logos pontos finais e fechar nossos capítulos rapidinho. Mas, querendo muito e brigando um pouco a gente dá conta.
É isso que desejo para todos vocês criancinhas e crianções do meu coração neste dia.
Feliz dia das crianças.
Comentários